Seguidores

sábado, 30 de outubro de 2010

HALLOWEEN





Dia 31 de outubro comemoramos o DIA DAS BRUXAS, a maioria ve esse dia como dia de festas com fantasias de bruxas, monstros e fantasmas. Ou lembra-se da forma como os americanos comemoram, com as casas enfeitadas com abóboras com carinhas e crianças fantasiadas batendo de porta em porta pedindo doces e fazendo travessuras, mas o DIA DAS BRUXAS para os wiccanos tem um significado muito maior, eu particularmente adoro esses assuntos, adoro saber mais sobre o muito místico e acredito que eu já deva ter sido uma bruxinha em outra vida...rs.



Então vou compartilhar com vocês um pouco mais da história do HALLOWEEN.



Espero que apreciem!!!


Neste dia os wiccanos celebram o Sabbath "SAMHAIN" uma palavra celta que se deriva de "SAMANA" Deus da Morte.



Esse dia está situado entre o ano velho e o ano novo, quando as fronteiras entre o mundo físico e espiritual se abrem, facilitando a comunicação entre os dois mundos. Este dia é propício para praticar adivinhações de qualquer tipo.



Homenageam os mortos nesse periodo, relembrando seus ancestrais, parentes e amigos que faleceram,



Segundo a lenda, a Deusa se despede do Deus Cornífero, que deixa o mundo físico e retorna a escuridão, renascendo somente em Yule ( o próximo Sabbath).



O nome popular "Dia das Bruxas" se origina da importância do Samhain para as bruxas, é uma época para refletir sobre toda a nossa vivência, reconhecendo os erros, nos arrepender deles e tentar corrigi-los.



Muitos acreditam que um indivíduo, após sua morte, assiste ao filme de sua vida inteira e, quando se arrepende de seus erros passados, a alma se purifica e seu espírito pode se tornar mais nobre. As bruxas meditam sobre a morte em Samhain, mas não como algo assustador e sombrio e, sim em seu aspecto essencial para qualquer ser humano que queira se purificar e ser abençoado. Para as bruxas toda morte é um renascimento.



Samhain não é uma época de luto, porque as bruxas sabem que as almas que deixaram o corpo físico não morreram para sempre, apenas ingressaram para um plano espiritual mais elevado que o nosso. A frase "Passou dessa pra melhor." não é apenas uma frase de consolo, é uma verdade em que podemos acreditar.






COMEMORANDO O DIA DAS BRUXAS






O sentido do Halloween é nos sintonizarmos com os que já partiram para lhes enviar mensagens de AMOR e harmonia. A noite do Samhain (pronuncia-se SOUEN) é uma noite de alegria e festa, pois marca o início de um novo período em nossas vidas, sendo comemorado com muito ponche, bolos e doces. A cor do sabá é o negro, sendo o Altar adornado com maçã, o símbolo da Vida Eterna. O vinho é substituído pela sidra ou pelo suco de maçã. deve-se fazer muitas brincadeiras com dança e música. Os nomes das pessoas que já se foram são queimados no Caldeirão, mas nunca com uma conotação de tristeza! No Altar e nos Quadrantes não devem faltar as tradicionais Máscaras de Abóbora com VELAS dentro. Antigamente, as pessoas colocavam essas abóboras na janela para espantar os maus espíritos e os duendes que vagavam pelas noites do Samhain.






COMEMORANDO SAMHAIN






Deposite sobre o altar maçãs, romãs, abóboras e outros frutos do fim do outono. Flores outonais como Madressilva e crisântemos também são indicados. Escreva num pedaço de papel um aspecto de sua vida do qual deseja livrar-se, um sentimento negativo ou um hábito ruim, doenças. O caldeirão deve estar presente no altar. Um pequeno prato com o símbolo da roda de oito aros também deve estar presente. Antes do RITUAL sente-se em silêncio e pense nos amigos e nas pessoas amadas que não mais estão entre nós. Não se desespere. Saiba que partiram para coisas melhores. Tenha firme em mente que o plano físico não é a realidade absoluta, e que a alma jamais morre. Prepare o altar, acenda as VELAS e o INCENSO , crie o círculo. Invoque a Deusa e o Deus. Erga uma das romãs e com sua recém lavada faca de cabo branco, perfure a casca da fruta. Remova diversas sementes e coloque-as no prato com o desenho da roda.erga seu bastão, volte-se para o altar e diga; "Nesta noite de Samhain assinalo sua passagem, Ó rei Sol através do poente ruma à TERRA da Juventude. Assinalo também a passagem de todos os que já partiram, E dos que irão posteriormente.Ó Graciosa Deusa, Eterna Mãe, que dá à Luz os caído, Ensina-me a saber que nos momentos de maior escuridão Surge a mais intensa luz."Prove as sementes de romã; parta-as com seus dentes e saboreie seu gosto agridoce. Olhe para o símbolo de oito aros no prato; a roda do ano o ciclo das estações o fim e o início de toda a criação. Acenda um FOGO dentro do caldeirão, uma VELA serve. Sente-se diante dele, segurando o papel, observando suas chamas. Diga: "Ó Sabia Lua, Deusa da noite estrelada, Criei este FOGO dentro de seu caldeirão para transformar o que me vem atormentando.Que as energias se revertam: Das trevas, luz! Do mal, o bem! Da morte, o nascimento!" Ateie FOGO ao papel com as chamas do caldeirão e jogue-o em seu interior. Enquanto queima, saiba que o mal diminui, reduzindo-se e finalmente o abandonando ao ser consumido pelos fogos universais. Se quiser pode utilizar métodos para adivinhar o futuro e ver o passado. Tente regressar a vidas passada se quiser. Mas deixe os mortos em paz. Honre-os com suas memórias mas não os chame até você. Libere quaisquer dores e sentimentos de perda que possa sentir nas chamas do caldeirão. Trabalhos de magia, se necessários podem-se seguir. Celebre o banquete Simples. O círculo está desfeito.






ERVAS TÍPICAS DO SAMHAIN - HALLOWEEN






Maçãs, Verbena, Abóboras, Sálvia, Palha, Crisântemo, Absinto, Pêra, Avelã, Romã, Grãos, Castanhas e Milho.




COMIDAS TÍPICAS DO SAMHAIN - HALLOWEEN






Beterrabas, Nabos, Milho, Castanhas, GENGIBRE , Cidra, Vinho Quente e pratos com abóboras e pratos com carne.






FELIZ DIA DAS BRUXAS PRA TODOS






Fonte: Livro "Despertar das Bruxas" de Julia Maya






4 comentários:

  1. LINDA ADOREI TUA POSTAGEM, BJUS. DA UMA PASSADINHA NO MEU TB.

    ResponderExcluir
  2. Agradecido por esta explicação do significado e dos rituais sobre este dia. Aprendi consigo.
    Cumprimentos´,
    ST.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou maninha, espero ter derrubado alguns tabus de que bruxas são más...rs
    Irei visitar seu blog sim, agora terei tempo pra isso...beijos e feliz dia das bruxas

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Senhor das Trevas pela visita
    Seja sempre bem vindo, fico feliz que tenha sido útil de alguma forma.
    Meus Respeitos

    ResponderExcluir