Seguidores

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

OUTUBRO ROSA



A campanha Outubro Rosa, as Lulus combinaram de fazer um post por semana ao longo do mês, sempre falando do assunto Câncer de Mama, a prevenção, o auto exame e a importância da mamografia no diagnóstico. Lembre-se que o peito é seu e você tem que cuidar dele. Então vamos aprender.
Achei um tutorial ótimo no site
Saúde em Movimento, com figuras muito simpáticas ensinando a fazer o auto exame direitinho. Vamos lá:
Pelo menos uma vez por mês, de preferência uma semana após o fim da menstruação, você deve realizar o exame.


1) A primeira coisa a fazer é se olhar no espelho.

Examine bem os seios, veja se estão do mesmo tamanho e formato. Qualquer alteração deve chamar a atenção.Levante e abaixe os braços. Veja bem o formato, a cor dos mamilos e a aparência geral dos seios.


2) O segundo passo acontece no banho:

Ensaboe os seios, pra deslizar melhor. Apalpe um seio, depois o outro. Não esqueça de examinar também as axilas. Algumas vezes os carocinhos aparecem ali, e não no peito. Examine tudo e aproveite pra ficar cheirosa. Que tal usar um óleo de banho nessa hora? Aí você se examina e ao mesmo tempo cuida da pele.

3) Deitada, dando aquela espreguiçada:

Deite sobre um travesseiro do lado esquerdo do corpo. Levante o braço esquerdo e coloque a mão sob a cabeça. Com a mão direita, examine o peito esquerdo. Depois, faça o mesmo do outro lado: mão direita atrás da cabeça e mão esquerda examinando o peito direito.

Depois. abaixe o braço ao longo do corpo. Com a outra mão, apalpe o peito do mesmo lado que o braço abaixado: braço esquerdo ao longo do corpo, mão direita examina o peito esquerdo. Depois inverta.







E acabou. Leva poucos minutos pra fazer esse exame. E você vai conseguir perceber as alterações, se houverem. Uma bolinha, um caroço, uma textura estranha nas glândulas lá dentro… aos poucos você vai ficar craque e se conhecer super bem.
E vale lembrar: A partir dos 40 anos, a mulher deve fazer a mamografia todo ano. TODO ANO. Se tiver casos de câncer de mama na família, deve fazer a prtir dos 30. Use seu convênio médico. Quem não tiver e não puder pagar pelo exame, procure o SUS para marcar o seu de graça. Não deixe de fazer o auto exame nem a mamografia. Não tenha preguiça. Se cuide.



E lembre-se: Mulher poderosa é aquela que conhece seu corpo! Vamos tomar esse poder nas nossas mãos: Meus peitos, minha responsabilidade.


5 comentários:

  1. Uma coisinha bem simples a dizer:

    P A R A B É N S!!!!!


    Beijos e carinho
    {aninha}_WOLFMAN

    ResponderExcluir
  2. Aninha

    Obrigada, nunca é demais divulgar um assunto tão importante quanto a nossa saúde não é mesmo?
    Espero poder ajudar a muitas mulheres que ainda não sabiam fazer o auto exame
    Beijos linda

    ResponderExcluir
  3. Suave

    Obrigada querida, como disse antes isso é um assunto muito importante e merece ser divulgado.
    Com certeza visitarei seu cantinho sim
    Beijos a vc e saudações a seu Dono

    ResponderExcluir
  4. Minha querida,

    parabéns por se engajar nesta campanha tão importante para todas as mulheres e em especial para nós, mulheres submissas, que devemos cuidar sempre do que pertence aos nossos senhores, para deleite deles.
    Venho me desculpar pela breve ausência, mas estava cuidando de reformular o blog.
    Agradeço seu carinho e apoio, muito importantes para mim. Estou de volta.
    Beijos meus.

    {Λїtą}_ŞT

    ResponderExcluir
  5. ola minha cadela, linda foto. adorei.
    quero sempre minha cadelinha atualizando o nosso blog.
    D.M

    ResponderExcluir